Proposta Pedagógica

Protagonismo

Cada um de nós tem o direito de ser protagonista, de ter papel ativo na aprendizagem e na relação com os outros. Esse é o motor da educação!
Participar com protagonismo tanto no planejamento como na realização das atividades recorrentes da vida cotidiana, na escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo linguagens e elaborando conhecimentos, favorece o desenvolvimento da criança nos campos de experiências, então as temáticas e os enredos para que isso aconteça devem partir da constante escuta dos pequenos que, mais interessados e instigados, podem fazer suas aprendizagens com significado.
O protagonismo infantil não combina com pressa, é preciso dar-lhes tempo de ser criança.

 

Autonomia

Oportunizar a manifestação da autonomia, do senso crítico e a criatividade para que se efetivem as expectativas próprias de sua faixa etária e que atuem como sujeito crítico na sociedade. É através da interação com os outros que ocorre o amadurecimento, e quanto mais amparada e mediada estiver a criança, mais tranquilo e harmônico será seu desenvolvimento.

 

 

Imaginação e Potencial Criativo

O despertar criativo necessita da livre possibilidade de expressão, tanto de ideias quanto de atitudes. Permitir que um indivíduo siga seu próprio horizonte de pensamento, sua intuição, propicia a criação de novas oportunidades onde jamais se imaginava que pudesse existir. Nossos espaços são repletos de opções, principalmente envolvendo materiais “não construídos”, deste modo, as crianças fazem suas experiências, atiçadas por sua curiosidade e desenvolvendo-as com sua potencialidade criativa.

 

Experiências

Nosso modelo pedagógico valoriza as experiências da criança onde ela é a protagonista na construção do seu conhecimento. Movida pela curiosidade, ferramenta essencial para o nosso desenvolvimento, ela instiga o desejo de descobrir o novo, de buscar respostas e de ir ao encontro de novas perguntas. Nesta perspectiva organizamos nossa ação através da Pedagogia de Projetos, esta caracteriza uma proposta de intervenção que dá a atividade de aprender um novo sentido, através das quais as necessidades de aprendizagem afloram nas tentativas de resolução de situações problemas.

 

Inovação

Nossa escola busca refletir “fora da caixa” de maneira assertiva, organizada e também provocadora, transformando, criando e cocriando uma sociedade inovadora, que gera, em seu ápice, a felicidade. Acreditamos que nós criamos o mundo no qual vivemos e somos capazes de recriá-lo, as grandes revoluções surgiram de novas ideias, novas formas de ver as coisas derrubam antigas certezas. Esse é o ponto essencial de mudança cultural.