Cada criança apresenta um ritmo e uma forma própria de colocar-se nos relacionamentos e nas interações, de manifestar emoções e curiosidade, e elabora um modo próprio de agir nas diversas situações que vivencia desde o nascimento.
Grupos de 3 à 6 anos – Com esta faixa etária nos inspirado na Abordagem Reggio Emília
Descobertas através da curiosidade
A curiosidade move e é instigando esta curiosidade que a prática educativa na Escola de Educação Infantil Yellow Kids visa promover condições que possibilitem à criança criar, conhecer e descobrir.
Criatividade
Em nossa escola a criança é vista como um ser ativo que interage de forma crítica e transformadora em seu ambiente. As atividades pedagógicas são orientadas de modo a propiciar o desenvolvimento global do aluno, através de materiais e atividades adequadas a cada faixa etária, estimulando a criatividade e a imaginação em constante troca com os colegas, outros adultos e o meio.
Imaginação
A capacidade para imaginar, fazer planos, apropriar-se de novos conhecimentos, surge nas crianças através do brincar. A criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua, mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes.
Potencial
Assim, acreditamos que o potencial criativo provindo de seu imaginário, é estimulado através de brinquedos não estruturados, como os elementos da natureza: areia, terra, galhos, folhas, sementes e água, além de potes, baldes, panelas e tecidos, são excelentes formas para estimular o brincar.
Espaços
A organização de tempos e espaços é fundamental para acolher as crianças em uma escola. O professor não se limita a ‘ensinar’, mas organiza os espaços escolares para garantir que as crianças vivenciem experiências significativas que precisam ser valorizadas.
Experiências
Em busca destas oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem é indispensável um currículo que oportunize a articulação de experiências e saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico, bem como do contato direto com o meio ambiente. Assim garantindo a participação da criança nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão; linguagem oral e escrita; raciocínio lógico e construção do número; incentivo da curiosidade exploração, encantamento, questionamento; interações sociais e com a natureza; das manifestações culturais brasileiras e regionais.