Aqui tem

Transparência

Os pais podem visitar a escola sem restrição ou prévio aviso. As portas das salas de aula têm ampla visualização, feitas com vidro especial para observar o que os pequenos estão fazendo em todos os momentos do dia.

Segurança

A escola possui um porteiro em cada turno que acompanha a entrada e saída dos pais, bem como faz a recepção.

Estrutura plana e sem degraus. Janelas, portas, móveis e materiais pensados e planejados para proporcionar total segurança às crianças.

A entrada e a saída da escola são monitoradas por câmeras de vigilância e somente os responsáveis, ou pessoa devidamente autorizada previamente por escrito, poderão buscar a criança na escola.

Proprietária

Presença diária e participação direta dos proprietários da escola nos cuidados com as crianças, com especial atenção à higiene, à saúde, à alimentação e ao trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido dentro e fora da sala de aula.

Monitoramento por câmeras

Todos os ambientes da escola possuem câmeras on line que são facilmente acessadas pelos pais através de senha.

Grupos fechados no facebook

Nestes grupos participam somente os pais e a equipe docente. O objetivo é trazer até os pais momentos da rotina das crianças através de fotos e filmagens, estimulando a interação família e escola.

Bebês

Nossa escola desenvolve um trabalho totalmente diferenciado com bebês, dentro de uma das abordagens mais inovadoras na educação de crianças de 0 a 3 anos, os espaços foram cuidadosamente preparados e os profissionais integralmente qualificados de modo a efetivamente ocorrer a prática da valorização do vínculo entre cuidador e o bebê; o reconhecimento e o respeito à individualidade; a promoção da autonomia através da liberdade de movimentos, do brincar livre; e o respeito ao tempo e espaço necessário ao desenvolvimento sadio.

Linguagem oral e escrita

Brincar com os sons da fala, organizar oralmente um fato ou acontecimento, apreciar rimas, músicas, parlendas e histórias. Criar hipóteses para escrita e para comunicação entre pessoas, sempre através da interação entre colegas e com a professora, são experiências diárias na Yellow.

Projeto de leitura

Sabemos que a leitura é indispensável para criatividade, imaginação e interação com a linguagem oral e escrita. Pensando nisso a Yellow propõe distintos momentos de contato com os livros, são eles: leituras semanais, troca de livros entre colegas, escolha de livro para ler com a família e contato com autores conhecidos.

Matemática

A criança tem contato com números antes mesmo de sua vida escolar, nas suas relações cotidianas, lida com situações que envolvem ordenação, seriação, classificação, iniciando desta forma, a construção deste conceito. Na escola essa experiência se amplia, por meio de jogos e brincadeiras, a criança passa por descobertas, ela precisa mexer, experimentar, tocar para poder assim conhecer o novo. Necessita do concreto para poder organizar seus conhecimentos, o qual é adquirido naturalmente através do contato com outras pessoas, das interações com o grupo de amigos.

Mostra de Arte

Evento em que expomos o trabalho artístico produzido pelas crianças ao longo do semestre. Esse trabalho sempre envolve construções onde há o pensamento visual e imaginativo, as crianças estão livres para criar e imaginar com diferentes materiais.</p

>

Feira Científica

Evento em que apresentamos experiências diversas realizadas por cada grupo da escola. A feira se propõe a ser interativa, os visitantes podem participar, tocar e experimentar.

Psicóloga na Escola

Presente diariamente na escola, a psicóloga além de dar suporte à equipe docente, trabalha diretamente com as famílias. As abordagens feitas incluem questões escolares e de desenvolvimento geral da criança.

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma ciência que procura pesquisar, prevenir e dentro do possível, atuar nas dificuldades que ocorrem em nível de comunicação, linguagem oral ou escrita, voz e audiologia.
O campo de trabalho da fonoaudióloga na escola compreende a prevenção de transtornos nos primeiros anos de escolaridade bem como o trabalho de informação aos pais e educadores. Tem como objetivo avaliar a comunicação e os aspectos relacionados a ela. Após o levantamento dos dados obtidos, o fonoaudiólogo tem condições de orientar os pais e os professores quanto às medidas a serem tomadas, quando necessário.

Oficina Culinária

Seguindo o projeto de sustentabilidade e saúde, as crianças participam da produção de alimentos para hora do lanche ou jantar com produtos in natura, retirados da horta da escola ou doados por familiares que possuem sítios. Além do incentivo a boa alimentação, estas experiências proporcionam o desenvolvimento das noções de processo, tempo e espera.

Horta

A construção e os cuidados com a hortar possibilita uma vivência concreta e prazerosa por meio da observação científica, da identificação de seres vivos (vegetais, animais, seres humanos e microrganismos) a partir das necessidades básicas para manutenção da vida (água, ar, alimento) bem como noções de saúde, sustentabilidade e preservação da natureza.

Feira Orgânica

Semanalmente os produtores da Cesta Orgânica fazem a comercialização de alimentos orgânicos certificados. A venda é para toda comunidade escolar. Trimestralmente a feira é ampliada também para produtos ecológicos, como fraldas, xampus, sabonetes orgânicos.

Tarde Interativa

São encontros de confraternização com a comunidade escolar em que os familiares das crianças têm a oportunidade de expressar seus talentos, brincar e se divertir. Vale canto, dança, poesia, mágica, e tudo que faça sentido para sua família.

Sarau da Equipe

É um evento cultural em que toda equipe da escola se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. Pode envolver a dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura. As crianças são espectadores ativos na tarde do sarau, contribuindo com participações especiais.

Ciranda Brincante

É um momento criado a fim de retomar as brincadeiras de roda e cantigas brasileiras. As brincadeiras de roda desenvolvem a expressão oral, a audição e o ritmo dos pequenos. Todos os grupos da escola participam com sua própria apresentação ou brincando na apresentação dos colegas.

Passeio em espaços verdes

Priorizamos que as crianças tenham contato com a natureza, no qual ela poderá estar mais livre e conectada com sua essência. Trimestralmente os Grupos 4, 5 e 6, transformam uma praça próxima a escola em espaço de brincadeira e confraternização.

“Quando a imaginação da criança encontra a natureza, ela se potencializa e se torna imaginação criadora.”

Brinquedos Heurísticos

Os brinquedos estruturados, aqueles comerciais, oferecem a criança um manual de como brincar, não permitindo a invenção das regras do jogo. Direcionando exatamente para o que se deve aprender com aquilo.  Na Yellow priorizamos o brincar com materiais heurísticos: objetos simples que tenha na sua casa, ou ainda, na natureza. Assim possibilitamos à criança oportunidade de expandir suas ideias, sua criatividade, suas percepções sobre o mundo e suas sensações.

Grupos de estudos

Além das formações toda a semana ocorre um grupo de estudos para aprofundamento das abordagens que nos inspiram de modo a fundamentar a prática.

Meditação

Além da prática semanal com as crianças, a professora de Yoga desenvolve um trabalho com as pedagogas, a fim de inserir o habito da meditação diária. A meditação traz muitos benefícios à criança, como: combate ao estresse, alívio da ansiedade, melhora do sono, reduz a agressividade, relaxa física e mentalmente, melhora a concentração, entre outros. Sendo que um dos maiores benefícios é ajudar as crianças a obter autoconhecimento.